10 novembro, 2014

49ª prancha!

A viagem foi curta – chegámos à penúltima prancha da iniciativa! Henryk Valadas é o autor que se segue (com apoio no argumento por Daniel Maia); jovem ilustrador da nossa praça, com presença assídua na comunidade online de BD e passagem por vários eventos e algumas edições nacionais.
Voltando à narrativa: Após a aparente conclusão do caos causado pela impossível-de-aturar Lília Lívida, menina-Monstro que não é senão a filha do Grã-Ceifeiro, devolvemos agora o foco à vertente Corp-Auto da narrativa e ao enigmático Óscar…


Sobre o autor: Henryk Valadas nasceu nas Caldas da Rainha onde, desde cedo, encontrou o gosto pelo desenho; gosto que o levou a formar-se em Design Gráfico (ETIC, 2006) e mais tarde licenciar-se em Design (IADE, 2013). Ainda antes da sua vida académica, já havia enveredado pelo sector da BD nacional através de eventos e iniciativas várias, tais como o Comics-PT (o 1º website de BD portuguesa; descontinuado), ali publicando a sua primeira BD enquanto autor, “Street Knights.” Venceu o 1º prémio do concurso de BD “Heróis da Serra da Estrela” e também co-fundou e participou no grupo AJCOI-BD, no Pinhal Novo – onde reside –, que produziu a revista de talentos nacionais Sketchbook e o primeiro salão de Banda Desenhada do Pinhal Novo (ambos já extintos).
Fundou com os colegas Daniel Henriques e Rui Moura o Split-Up Studio, através do qual criaram a série “Wonderland,” com edição regular no BDjornal (Ano II), e que lhes garantiu presença como autores convidados no festival Amadora BD, de 2005 a 2007; porém, infelizmente a publicação desta rúbrica não chegou a ter conclusão. No seu portfolio, já em regime freelance, constam ilustrações para livros escolares, colaborações com o Central Comics, a capa do disco de comemoração do 15º aniversário do programa radio Indiegente, o poster da banda To The Fishes e, mais recentemente, no Tributo Português a Tartarugas Ninja.

Sem comentários: