02 setembro, 2009

28ª prancha!

Boas! Começamos Setembro cedo, com mais uma prancha, a 28ª, desta feita pelo autor Pedro Amorim, um dos colaboradores do Atelier Toupeira, de Beja, que preparou uma sequência de acção com Evelina, nas garras dos seguranças da base secreta de Óscar…!


Natural de Lisboa mas a residir em Portimão, onde trabalha como designer gráfico, o Pedro publicou as primeiras BDs no fanzine Venham+5 nº2, da Bedeteca de Beja, tendo o seu trabalho “Histórias da Noite” sido nomeada na categoria Melhor Obra Curta no V Troféus Central Comics, em 2006. Participou em exposições do Salão de BD do Pinhal Novo em 2005 e no I Festival Internacional BD de Beja em 2006, ano em que foi igualmente seleccionado para finalista na categoria Banda Desenhada do concurso Jovens Criadores.
A sua participação no Cadavre Exquis marca o seu regresso à BD, embora mantenha sempre actualizada o portfólio na sua galeria da comunidade Deviantart.

Falando no dito, o que guarda Setembro para o velho Ossadas? Evelina à solta na base de Óscar na sua ausência; Ivanildo e Bernardo na sede da Corp Auto, à mercê do monstro das profundezas Nemo, enquanto que o presidente desta fez um “ligeiro” desvio (e looping!) no seu helicóptero; e Jonas à mercê de Mimi, chantageada por Óscar para extorquir códigos secretos ao programador…

PS. Junto com o compacto das primeiras 25 páginas do projecto, já se encontra disponível o doc. CC:CE Anotado, com uma possível sinopse geral da BD e resumos individuais das pranchas. Repito que estas foram reinterpretadas em função dos twists mais recentemente dados no plot, que por vezes adulteram o intuito ou contexto inicial das BDs. (Está aberta a porta a desafios àquelas interpretações ;))

2 comentários:

Véte disse...

Pá, não há comentários? Atão cá vai... :) Já era hora de voltar a ver qualquer coisita de BD do Amorim, até que enfim! Rimas à parte, o que gosto muito nesta prancha é que me faz de algum modo lembrar o Dragon Ball, talvez pelo estilo de desenho dos personagens! E o que me faz recordar bons tempos é sempre bem vindo

Daniel Maia disse...

Verdade. Mais limpo do que outros trabalhos que vi dele, mas ainda na senda do manga-cartoony.

A nível de conteúdo, a BD do Pedro não tem mt que se lhe diga, mas é bom ter "balões de O2" deste género de qnd em vez, para contrastar com aquelas outras páginas mais preenchidas, onde se dá grandes saltos na acção.

Pela minha parte, curti o mordomo-robot na última vinheta, que me fez lembrar o Tik-Tok, um personagem do "Regresso a Oz"... ;)

DM